Home

José Bonifácio
Estadista, cientista, poeta, mineralogista e geólogo, chamado o Patriarca da Independência do Brasil. José Bonifácio de Andrada e Silva estudou Humanidades em São Paulo e diplomou-se por Coimbra em Filosofia Natural (1787) e Direito Civil (1788). No ano seguinte foi admitido na Academia Real das Ciências, onde apresentaria muitas de suas pesquisas.
Sob o patrocínio real, viajou pelos principais centros universitários da França, Alemanha, Suécia, Áustria e Itália para aperfeiçoar os seus conhecimentos de Química e Metalurgia. Realizou investigações no campo de Petrografia, tendo então revelado a existência de espécies e variedades minerais desconhecidas, que nessa viagem estudara e classificara.
Ao regressar a Coimbra (1800), havia já adquirido renome e foi nomeado intendente-geral das Minas e Metais do Reino, ocupando também a Superintendência das Obras Públicas de Coimbra. Regressou ao Brasil em 1819, na esperança de rever e publicar as suas obras, mas os acontecimentos precursores da Independência envolveram-no e apaixonaram-no, desviando-o mesmo dos seus estudos mineralógicos. Começou então a fase mais agitada e gloriosa da vida de José Bonifácio.
Feito ministro de D. Pedro I, intervém na preservação da paz interna bem como no ordenamento da vida institucional. Mas, dissolvida a Assembleia Constituinte (onde tinha assento com seus irmãos), por um acto arbitrário do monarca, dele se afasta, acabando preso e exilado. Fixou residência em Bordéus, França, aí publicando um livro de poesias (1825). Só pôde retornar ao Brasil em 1829, quando já se esboçavam as agitações populares precursoras do 7 de Abril, em razão das quais o imperador abdicou do trono, nomeando, porém, José Bonifácio tutor de seus filhos menores, entre eles o futuro D. Pedro II. Destituído desse cargo pelo regente Feijó, recolheu-se ao sossegado retiro que possuía na ilha de Paquetá, aí terminando os seus dias.

Santos, 1763 – Niterói, 1838

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s