Home

assyrianmap

Antigo reino da região da Mesopotâmia. Povo guerreiro consagrou­se à conquista e à colonização: inicialmente tributário de Babilónia, de 2000 a 1500 a. C., no século XIII a. C. atingiu a sua máxima expansão territorial, desde o Mediterrâneo ao golfo Pérsico e ao mar Negro.

As fronteiras da Assíria variaram muito segundo o período histórico e o destino das armas. As principais cidades foram construídas nas margens dos rios Tigre, Zab Pequeno e Zab Grande: Assur, Kalak (hoje Nimrod) e Nínive, nas margens do Tigre, Arbailu (hoje Erbil), Istar, Harranu, e Dûr-Sarrukin (hoje Corsabade). Os territórios de Mari e de Khana, ao longo do Eufrates Médio e Superior, tinham por capital Tirga

Šamši-Adad I (c. 1753-1721 a. C.), contemporâneo de Hamurabi de Babilónia, impôs a si mesmo o título de «rei do império». Após a sua morte o poder assírio enfraqueceu muitíssimo e, por fim, Hamurábi subjugou a Assíria.

A fase intermédia do império teve como primeiro monarca Assur-Uballit I; data dessa época o Código Assírio que contrasta em absoluto com o de Hamurabi pela dureza das penas. Durante vários séculos, a Assíria atravessará novamente épocas de grande esplendor. Arik-den-ilu (c. 1317-1306) contribuiu muito para o levantamento do poder assírio. Salmanassar I (1273-1244) organizou diversas campanhas militares contra os povos vizinhos de Urartu, de Guti, Hititas e Hurritas, das quais saiu sempre vitorioso. Tukulti-Ninurta I (c. 1243-1207) estendeu o domínio assírio até Babilónia, ilhas de Barém e o Império atinge o máximo do seu esplendor, embora os descontentamentos viessem a terminar com o assassínio do rei. Assur-res-isi I (c. 1130-1113) e Tiglatpilesar I (c. 1112-1074) são as duas figuras mais notáveis após um século de apagamento. Este último levou a efeito várias expedições militares, mas, após a sua morte, a Assíria iniciava novo período de declínio. Salmanassar II transferiu a capital para Nínive.

O Império Novo (932-606) constitui o período mais importante da história da Assíria: toda a Mesopotâmia, inclusive Babilónia, é subjugada e as fronteiras estendem-se até à Síria e à Ásia Menor. A estabilidade do governo central foi garantida pela divisão do império em províncias. De entre os vários monarcas que governaram a Assíria neste período, salientam-se Adadnirari II (910-890), Tuklti-Ninurta II (889-884), que estendeu as fronteiras do império até à Arménia, Assur-Nasirpal II (883-859), célebre pela ferocidade das campanhas militares (inúmeras inscrições dão excelente notícia da expansão do império para nordeste, norte e ocidente, do avanço até ao Mediterrâneo e da mudança da sua residência para Kalak. Salmanassar III (853-824) foi grande conquistador. Šamši-Adad V (823-810), pelo contrário, perdeu o domínio de vários territórios, mas casou com a princesa egípcia Semíramis. Adadninrari III (809-782) organizou uma expedição militar contra a Palestina, mas perdeu Mari e a zona norte do império. A decadência do poder assírio prolongou-se com Salmanassar IV (781), Assurdan III (771-754) e Assurnirari III (753-745).

Foi Tiglatpilesar III (745-726) quem restituiu o império ao seu antigo esplendor. As fronteiras iam do «mar salgado, desde Bit Jakini [no golfo Pérsico] aos Montes Birkni [na Média], desde o nascente até ao mar do poente, até ao Egipto» (KB, II, 11). Sargão II (722-704) construiu uma nova capital em Dur-Sarrukin (Corsabade). Senaqueribe (704-681) tomou Babilónia em 689. Com Assurbanípal (668-626) assistiu-se a um novo renascimento, sobretudo na arte.

O fundador do Novo Império Babilónico, Nabopolassar, invadiu a A. com o auxílio do rei dos Medas, Kiaxares, e em 614 Assur cede, finalmente, perante o ataque das tropas adversárias, seguindo-se em 612 a conquista de Nínive. Algum tempo depois, a Assíria foi dividida entre Babilónios e Medas.

Metropolitan Museum of Art
Museu Britânico
Arte Assíria
Caligrafia assíria
Assyrians – Masters of War (documentário 1, 2, 3)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s