Home

akkadian_empire

Região norte da Caldeia, na Mesopotâmia, cuja capital foi Acad (Akkad, Agade). Aí, Sargão, o Antigo, iniciou o Império Acádio depois de vencer os Sumérios. Estes recuperaram a supremacia em 2328 a. C., vindo a ser subjugados por povos semitas, até que Hamurábi (2003-1961 a. C.) unificou a Caldeia, instalando a capital em Babilónia (I Império Babilónico).

A civilização caldeia remonta aos primeiros povos que ocupam o país; foram os Acádios e os Sumérios que, guerreando-se embora muitas vezes, lançaram os seus fundamentos. Adoradores de numerosos e temíveis deuses, dos elementos, dos astros e do raio, os seus astrólogos tornaram-se pouco a pouco astrónomos: estudaram o movimento dos astros, e a eles devemos o ano de 365 dias divididos em horas, minutos e segundos.

«Caldeu» foi sinónimo de sábio ou astrólogo, sendo considerados caldeus, até ao período greco-romano, os
entendidos em astrologia e em ciências misteriosas. Comerciantes e de espírito prático, inventaram o sistema decimal e duodecimal.

O acádio, primeira língua semítica, tornou-se a língua diplomática do Oriente, sendo a escrita cuneiforme caldaica adoptada nas relações comerciais. As cidades caldaicas, construídas em tijolo, resistiram mal aos séculos, mas foi possível reconstituir palácios ricamente decorados , templos por vezes em degraus: os zigurates. Pelo contrário, os livros, compostos em placas de barro cozido, conservaram-se bem, e os textos em escrita cuneiforme  revelaram numerosas informações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s