Home

Safo

Igual aos deuses me parece
o homem que, sentado à minha frente e próximo,
a tua doce voz escuta e o teu
riso amorável. Isso me faz

tumultuar o coração no peito. Ver-te
me basta, na verdade, para que
a voz me falte, a língua
se me fenda e um repentino

fogo subtil alastre
sob a minha pele, os olhos
se me escureçam, os ouvidos
me zumbam, o suor

me inunde, um arrepio
me percorra toda. Fico
mais verde do que a erva. Sinto
que vou morrer…

Safo

Albano Martins, O Essencial de Alceu e Safo, Lisboa, 1986.

Deixe uma Resposta

