Home

Suméria

Região meridional da Mesopotâmia habitada desde tempos pré-históricos por povos não semitas. Porém, estes começaram, no V milénio a. C., a organizar cidades-Estados que se envolveram em guerras contínuas pela conquista da hegemonia.

O primeiro grande império do Oriente, estendendo-se do golfo Pérsico ao Mediterrâneo, foi fundado pelo rei de Uruk, Lugalzaggisi, depois de vencer o rei de Lagash, Urukagina. Na mesma época, século XXIII a. C., várias tribos Semitas, fixando-se no norte do império, adoptaram a organização suméria, fundando cidades importantes. Elegendo uma delas, Acad, tomarm o nome de Acádios. A pressão demográfica entre eles determinou o fim do bom relacionamento com os Sumérios com os quais entraram em guerra. Sargão, o Antigo (cerca de 2225 a. C.), unificou a região sumero-acádia e formou o grande e poderoso Império Acádio.

Após a queda da dinastia acádia e a invasão da Mesopotâmia pelos Gútis, a Suméria voltaria a renas­cer com Gudeia, rei de Lagash (cerca de 2050 a. C.). Entre os séculos XXI e XX a. C., distinguiu-se a terceira dinastia de Ur, célebre, sobretudo, pelo seu fundador, Ur-nammu, e seu filho Shulgi, que expulsou da Mesopotâmia os últimos Gútis e fundou um novo império semitizado.

O fluxo de Semitas continuou, preparando a queda do império, que não resistiu aos ataques conjugados dos Elamitas e dos Amorritas. Privados de existência política desde então, ficaram à mercê de todos os conquistadores que, através dos séculos, devastaram a Mesopotâmia, deixando apenas ruínas e a memória duradoura da sua civilização: invenção da escrita cunei­forme, técnicas de regadio, artes mecânicas, arquitectura monumental, pintura, escultura, ciência astrológica e mágica, que atingiu grandes realizações especialmente no domínio da astronomia e das matemáticas.

Sumérios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s