Home

PWKD068.Citrus

Médico higienista português formado na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1885, tendo concluído o curso em 1889 com a tese O micróbio do carcinoma. Lente substituto da Secção Médica em 1890, regeu as cadeiras de Higiene e Medicina Legal e de Anatomia Patológica. Com Moreira Júnior foi o primeiro interno do Hospital de S. José (1889) e logo cirurgião interino (1889), efectivo (1890) e extraordinário (1895).

Fundou e dirigiu o Instituto Bacteriológico (1892) que posteriormente receberia o seu nome (e foi extinto em 1998), tendo morrido sem ver a obra concluída, vítima do surto de peste que fora combater ao Porto, montando quartel-general no Hospital das Guelas de Pau com os seus colaboradores Gomes de Resende e Carlos França.

Aos 31 anos, apenas cinco após a conclusão do curso, demonstrou contra as opiniões existentes que o bacilo isolado na epidemia de Lisboa não era o vibrião colérico, assim estabelecendo a sua autoridade em matéria de higiene. Integrou várias comissões científicas, em Portugal e no estrangeiro (condições sanitárias do Porto, soro da peste, estudos bacteriológicos).

Funchal, 1863 – Lisboa, 1899

Biografia:

LCPestana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s