Home

4322-22

Possuído pela inquietação dos grandes viajantes, Bruce Chatwin encarou-a como um destino. Para o cumprir, abandonou a destacada posição de director (a que tinha ascendido em oito anos, tendo começado como porteiro) para a área da em arte impressionista da Sotheby’s, a prestigiada empresa leiloeira britânica.

À paixão pelas viagens juntou-se, naturalmente, a escrita. Depois de trabalhar para o Sunday Times na primeira metade da década de 70, iniciou uma longa deambulação pela América do Sul cujo rasto se descobre no seu primeiro livro, In Patagonia, desde logo aclamado e premiado (Hawthorne Prize de 1978 e E. M. Forster Award de 1979), que fez renascer um género um pouco abandonado, o da chamada literatura de viagens (ou o que os britânicos curiosamente denominam como travelogue).

Nas suas obras — e as principais são On The Black Hill, The Viceroy of Ouidah, Utz, The Songlines e What Am I Doing Here — Bruce Chatwin cruza a observação do viajante e a memória (pessoal e cultural) com o elemento ficcional, registando o retrato breve, o gesto ínfimo, a arquitectura das situações, a especificidade cultural, reunindo fragmentos e aí procurando um sentido possível para o mundo ou tentando perscrutar os rostos possíveis da felicidade.

Os livros de Bruce Chatwin, que acabaria por morrer vítima de uma doença contraída durante uma viagem pela Ásia, tiveram imediata aceitação, com destaque para The Songlines, uma obra em grande parte de carácter fragmentário sobre os aborígenes australianos e sobre a condição nómada do homem, que foi best-seller durante longos meses.

Sheffield, 1940 – Nice, 1989

In the Footsteps of Bruce Chatwin: 1 e 2
Bruce Chatwin fala sobre Utz.

NOTA: A tradução portuguesa dos livros de Bruce Chatwin é publicada pela Quetzal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s