Home

4322-43

Designa-se por Renascimento o movimento que, no âmbito da cultura e das artes, fez renascer o interesse pela Antiguidade Clássica, tomando-a como modelo válido e recuperando os seus valores.

Não é fácil definir os contornos temporais exactos deste movimento. Considera-se como marco importante do seu impulsionamento a descoberta da imprensa, em meados do século XV, esse extraordinário meio que permitirá a circulação das ideias e a multiplicação dos textos, de tal forma que o mundo não mais será o mesmo depois dela.

Contudo, se o Renascimento é, para a maior parte dos países da Europa, um movimento dos séculos XV e XVI, coincidente com a época dos Descobrimentos, da revolução copernicana e da emergência do individualismo resultante da Reforma, ele já se iniciara em Itália no século XIV, com Petrarca, e ainda se manterá vivo até meados do século XVII, em Inglaterra.

O culto dos estudos clássicos, das humanidades, que exaltavam um desenvolvimento físico, intelectual e moral do homem inspirado nos modelos greco-latinos da sabedoria e da virtude, que lhe permitisse uma plena afirmação como homem, está na base daquilo a que se chamou, já no século XIX, o Humanismo.

Daí que o Renascimento seja um movimento de raiz humanista, e humanistas os seus maiores representantes, homens que eram uma espécie de príncipes do saber. Mas este humanismo renascentista, que colocava o homem no centro do mundo (antropocentrismo), aí buscando o seu aperfeiçoamento, e que englobava num mesmo impulso de conhecimento todas as artes e ciências, incorporou também o cristianismo (humanismo cristão), de uma forma inconciliável com o teocentrismo que caracterizou a Idade Média.

 

Renascimento – 6 episódios (em inglês) 123456
Renascimento – Os Medici (em inglês)
Ligações em actualização.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s