Home

Mandela

Político sul-africano, de nome completo  Nelson Rolihlahla Mandela, chamado Madiba pela pertença a um dos clãs do povo Tembu, de cujo chefe era filho. Formado em Direito em 1942, aderiu em 1944 ao Congresso Nacional Africano (ANC, African National Congress, movimento de libertação dos negros sul-africanos fundado em 8 de Janeiro de 1912), tornando-se, a partir de 1948, num dos principais líderes da resistência ao apartheid, ao lado de Walter Sisulu e Oliver Tambo.

Após o massacre de Sharpeville (1960) e a subsequente interdição do ANC, passou a defender a luta armada contra o regime racista. Em 1962, foi detido e condenado a 5 anos de prisão por incitamento à greve e saída do país; em 1963, julgado, com outros militantes, por sabotagem, traição e conspiração violenta, depois de a polícia ter encontrado armamento no «quartel-general» da ala militar do ANC (Umkhonto we Sizwe), em Rivonia, subúrbio de Joanesburgo. Condenado a prisão perpétua em Junho de 1964, encarcerado na penitenciária de Robben Island (numa ilhota frente à Cidade do Cabo), transferido para a prisão de alta segurança de Pollsmoor em 1982 e para a Victor Verster (próximo de Paarl) em 1988, foi libertado em 11 de Fevereiro de 1990, durante a presidência de Frederik de Klerk, com quem partilhou o Prémio Houphouët-Boigny (Paris, 1992) e o Nobel da Paz de 1993.

Escolhido, por unanimidade, como dirigente máximo do ANC em Julho de 1991, separou-se, em 1992, de Winnie Madikisela Mandela, com quem se casara (1958) em segundas núpcias, desposando, em Julho de 1998, Graça Machel, viúva do primeiro presidente moçambicano.

Eleito presidente da República da África do Sul em Abril de 1994, exerceu o cargo até Junho de 1999, sendo substituído na chefia do Estado por Thabo Mbeki.

Tornou-se um símbolo da resistência e do sacrifício, mas também da da firmeza e do diálogo, procurando de forma exemplar unir o país profundamente dividido, preterindo o rancor e a vingança em favor da unidade e dos valores comuns.

Mvezo, Transkei, 1918 – Joanesburgo, 2013

Nelson Mandela deixa a prisão
Nelson Mandela em imagens
Vida de Nelson Mandela
Documentário sobre Nelson Mandela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s