Home

DF101Sun

No âmbito da História, o nome de Políbio (Megalópolis, Arcádia, c.205 – c.120 a.C.) salienta-se com as suas Histórias, obra sobre história e geografia gregas, que se estendeu ao longo de 40 volumes, de que só conhecemos os cinco primeiros integralmente e os outros através de excertos e testemunhos.
Em Roma, para onde teve de partir por ser suspeito de um entendimento com os Romanos, que, após a vitória sobre Perseu em Pidna, tentavam vencer as últimas resistências gregas, Políbio foi mestre dos filhos de Paulo Emílio, o vencedor de Perseu, e conheceu de perto a aristocracia, ficando numa excelente posição como observador. Fez parte do séquito de Cipião e esteve com ele na tomada de Cartago.
A sua obra traça o desenrolar das Guerras Púnicas e o estabelecimento, em pouco mais de meio século, do império romano. Embora de valor literário reduzido, Políbio esboçou a metodologia em que se funda a História moderna – a investigação das causas e a determinação da sua importância, o reconhecimento da geografia como um suporte constante e a preocupação com o contexto político, social, cultural e religioso, na apreciação de factos isolados – opondo-se abertamente aos historiadores precedentes, como Timeu ou Filarco.

Ligações para texto
Polybius, Histories
Polybius, The Histories

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s