Home

PWDS031.Red

Pensador, historiador, moralista, e não propriamente um escritor, a obra de Plutarco veio, porém, a exercer uma extensa influência. As suas obras, de que se conservam apenas cerca de um terço, agrupam-se sob duas designações genéricas: Moralia (78 opúsculos) e Vidas Paralelas (23 biografias comparadas de grandes figuras gregas e seus equivalentes romanos, de hoje se conhecem apenas 22, mais 4 avulsas).
Depois de realizar algumas viagens, tornou-se cidadão de Roma e, mais tarde, foi superintendente de obras públicas e arconte epónimo em Queroneia. Foi também, por muitos anos, sacerdote em Delfos.
As quarenta e seis biografias reunidas em Vidas Paralelas incluem, por exemplo, Sólon e Valério Publícola, Éumenes e Sertório, Demóstenes e Cícero, Alexandre e César, Péricles e Fábio Máximo, formando pares de um romano e um grego, aproximados pelas afinidades (embora a lógica desta estrutura careça muitas vezes de um verdadeiro fundamento), com a finalidade de mostrar os grandes homens como exemplos morais – e, através deles, proceder à implícita comparação entre as duas civilizações, sedimentando a posteriori a noção de uma cultura greco-latina -, revelando-os através de detalhes, gestos, conversas, atitudes, e reconstruindo assim, subtilmente, o seu perfil psicológico.

Queroneia, c. 50 – c. 125

Vidas paralelas: Demóstenes e Cícero (PDF, tradução portuguesa).
Vidas paralelas: Péricles e Fábio Máximo (PDF, tradução portuguesa).
Vidas paralelas: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 (PDF, tradução espanhola).
Vidas paralelas: Alexandre e Júlio César (PDF, tradução brasileira).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s