Home

39854_zoom

Obra de escritor tem Luciano de Samósatos, retórico, professor, sofista, autor de discursos, panfletos e diálogos.
Foi advogado, mestre de eloquência, empregado imperial e viajante errante de Antioquia para Atenas e Roma, do Egipto à Gália. Os temas, foi buscá-los aos clássicos, abusando embora das alusões e das citações. Apesar disso, revela uma notável imaginação fantasiosa que alia a um verdadeiro realismo, capaz de transmitir costumes e personagens com simplicidade e naturalidade. Crítico das filosofias e da religião, céptico, cultivou o dialecto ático antigo. Porém, a posição crítica de Luciano é quase sempre o da desvalorização trocista e da redução ao ridículo de tudo o que constitui a crença tradicional dos seus contemporâneos em variadíssimos domínios, como a filosofia ou a religião,
É nos diálogos que a sua arte é mais consistente: Diálogos dos Mortos, Diálogos dos Deuses, Diálogos Marinhos, Caronte ou Os Contempladores, O Sonho ou O Galo, Menipo, Lamentações trágicas de Zeus, etc. A multiplicidade das formas utilizadas, a técnica, que atinge a perfeição no diálogo, e o espírito trocista cujo objectivo é fazer sorrir, mais do que provocar a indignação, são características marcantes das suas criações.
Entre as mais de oitenta obras que chegaram ao nosso tempo podem contar-se ainda panfletos como O Mestre de Retórica e contos como História Verídica.

Samósatos, 125 – c.195

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s