Home

LVW02SteelGray

Conjunto dos instrumentos criados pelo homem, cuja utilização visa obter determinados resultados ou alcançar fins específicos. Os instrumentos pré-históricos potenciaram as capacidades naturais do homem e desenvolveram o seu poder, constituindo a primeira manifestação da técnica.
Durante muitos séculos foi exclusivamente artesanal: o mestre artesão passava aos seus discípulos a sua arte e os seus segredos: matérias-primas, preparação, processos de execução. É, aliás, interessante recordar que a palavra grega techné e a sua correspondente latina ars significavam, de início, a habilidade manual do
artífice, o que estabelece uma relação da técnica com as artes, que constituem uma das fronteiras da técnica, tal como a ciência, fronteiras aliás complexas e por vezes difíceis de estabelecer.
Só com a primeira revolução industrial e com a substituição do artífice pelo operário, se desenvolveu a «ciência» da técnica e o discurso sobre a técnica: a transformação das matérias-primas em produtos acabados, os ensaios de laboratório, os instrumentos de toda a espécie, os métodos e processos de execução, passaram a ser designados por tecnologia. Distinguia-se, assim, a concepção da realização, o teórico do prático, acentuando embora o elo e a dinâmica existente entre os dois aspectos.
Este discurso sobre a técnica permitiu, por sua vez, reflectir sobre as suas vantagens ou desvantagens para a humanidade, sobre os seus efeitos indirectos, sobre as suas consequências, sobre os seus custos, sobre a eventual sobreposição dos seus méritos à capacidade do homem e mesmo sobre o seu eventual triunfo sobre a singularidade humana, sobre as suas limitações ou a sua ausência de limites, sobre a sua utilização para o bem ou para o mal, enfim, sobre saber se é libertadora ou opressora.
Na linguagem corrente, falamos hoje de «técnica de sedução» ou de «técnicas vocais», de «técnicas de vendas», de «técnicas de relaxamento» ou «técnicas de comunicação», de «técnica individual do jogador» e de «técnicas de reanimação», etc.
No diz respeito à tecnologia, falamos por exemplo em tecnologia mecânica, que consiste em modificações de forma dos materiais (exemplo: o trabalho da madeira); a tecnologia física, que faz intervir factores como a luz ou o calor (exemplo: a fusão dos metais); a tecnologia química, fundada na acção de agentes químicos (exemplo: a dissolução de produtos); a tecnologia biológica, com base na acção química de seres vivos (exemplo: a fermentação); a tecnologia de informação, que recorrendo à computação tem como finalidade permitir a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso e a utilização da informação (exemplo: o processamento de dados).

One thought on “Técnica e tecnologia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s