Home

VDS01Blueberry

Designação aplicada a um grupo de intelectuais norte-americanos que, durante os anos 50, deram voz a um certo sentimento de vazio do pós-guerra. O termo Beat significa exausto e, desde fins do século XIX, designava os vagabundos que rodavam sem destino nos combóios, tendo depois passado ao jargão do jazz e ganho, por vezes, como diminutivo de beatific, alguma conotação zen. Definia então toda uma atitude perante a vida, marcada pela sensação de fim do caminho e que facilmente produziu «rebeldes sem causa», que James Dean encarnou dentro e fora filme de Nicholas Ray (1955).
O núcleo fundamental deste grupo era constituído por Allen Ginsberg (Howl, 1956), Jack Kerouac (On the road, 1957) e William S. Burrouhgs (The Naked Lunch, 1959). Procuravam a libertação de constrangimentos sociais e estéticos traduzida, no campo estético, no desprezo pelo convencionalismo das formas e da gramática, desenvolvendo a escrita numa deriva improvisada, como no jazz, em que se encontram afinidades pontuais com o surrealismo e com a Action Painting; no campo social, a imagem que veio a permanecer, foi a do beatnik (termo lançado pela imprensa) – descuidado, sujo, excêntrico, drogado.
A actividade do grupo possibilitou uma nova atenção para autores e obras um pouco marginais, como o próprio Burrouhgs ou o poeta William Carlos Williams, embora a obra de Kerouac constitua, ainda hoje, a sua imagem de marca mais forte. Outros autores associados a esta designação são os de Lawrence Ferlinghetti (sócio da livraria e editora City Lights Books, em São Francisco e editor de vários textos beat), Philip Lamantia, Gregory Corso, Gary Snyder ou Clellon Holmes.

This Is the Generation Beat, por John Clellon Holmes (New York Times Magazine, 16.11.1952)
Bibliografia e textos aqui.
Documentário sobre a Beat Generation (1999): 1234567

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s