Home

55042-11F

Região do Leste da Europa, limitada a Oeste pelo rio Prut, a Norte e a Este pelo rio Dniestre, a Sudeste pelo Mar Negro e a Sul, por um braço (o Kiliya) do delta do rio Danúbio. Integrava, inicialmente, a Valáquia, dominada pela dinastia dos Basarab, de onde proviria a designação.
Região disputada, tornou-se russa, juntamente com parte da Moldávia, pelo tratado de Bucareste de 1812, embora uma pequena parte tenha ficado anexa à Moldávia, pelo tratado de Paris de 1856.
Depois da Revolução de 1917, forças nacionalistas declararam a independência e a vontade de integração na Roménia. Contudo, a URSS, apesar do reconhecimento internacional, nunca aceitou a situação e, em 1940, depois da assinatura do Pacto de Não-Agressão Germano-Soviético, reclamou o território, aí formando a República Soviética Socialista da Moldávia com capital em Kichinev, integrando o Norte na Ucrânia. A Roménia ocupou temporariamente o território durante a II Guerra Mundial, facto que viria a constituir uma permanente fonte de tensão entre os dois países. Com a desintegração da URSS, o destino da Bessarábia, voltou a estar intimamente ligado à constituição da República da Moldávia, em 1991.

Mapa Geral da Bessarábia (1821)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s