Home

22633_zoom

Nome literário (em língua tsonga) do autor do aclamado romance Ualalapi, publicado em 1987 e a primeira obra a ser distinguida pelo Grande Prémio de Ficção Narrativa da Associação dos Escritores de Moçambique, cujo verdadeiro nome é Francisco Esaú Costa. O livro, já considerado uma das grandes obras da literatura africana contemporânea e ocupa-se do déspota Ngungunyane (depois chamado Ngungunhane-Gungunhana), último Imperador de Gaza.
Inicialmente professor, formado na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, estreou-se com o conto «Dirce, Minha Deusa, Nossa Deusa», publicado em 1982. Dois anos depois fazia parte do grupo fundador da revista Charrua, a primeira revista literária moçambicana após a independência, e que também incluía Juvenal Bucuane, Eduardo White, Pedro Chissano e Hélder Muteia.
Autor de argumentos para cinema – Severino (1988), Kuxukuvala (1990, de José Passe) e Magustana (1991) – e exímio contador de histórias, Ungulani Ba Ka Khosa procura, segundo Sara Augusto (1995), «uma afirmação das línguas faladas em Moçambique, (…) utiliza as possibilidades retóricas oferecidas pelo tsonga, língua banto do sul do país, e valoriza a oralidade e a cultura, relativizando os factos históricos e tornando-os versão da realidade». (Ver também aqui e aqui).
O escritor foi condecorado pelo Estado português (juntamente com a escritora, também moçambicana, Patrícia Chiziane), em 2013, com o grau de Grande Oficial da Ordem Infante D. Henrique, em reconhecimento do mérito da sua obra.

n. Inhaminga, Sofala, 1957

Orgia dos Loucos (1990)
Histórias de Amor e Espanto (1999)
No Reino dos Abutres (2002)
Os sobreviventes da noite (2007)
Choriro (2009)
Entre Memórias Silenciadas (2012, prémio BCI de Literatura)

Entrevista com Ungulani Ba Ka Khosa.
Depoimento de Ungulani Ba ka Khosa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s