Home

cítia

Região asiática, ou euro-asiática, que, segundo Heródoto, ia da foz do Danúbio ao mar de Azov, através das bacias dos rios Prut, do Dniestre, do Bug e do Dniepre.
A região fora habitada desde o milénio III a. C. por povos cujo vigor ficou patente nas indústrias que praticaram, e que foram submetidos cerca de 700 a. C, pelos Cimérios, de origem trácia, que, por sua vez, outros povos de possível origem iraniana acabaram por vencer, espalhando-se para norte do mar Negro, pela região mesopotâmica e síria e pelos Cárpatos, até ao Danúbio.
Divididos em tribos independentes entre si, umas nómadas, outras sedentárias, os Citas dispunham de parcelas determinadas do território e subsistiam a partir das manadas de cavalos, quer pela carne, quer pelo leite que produziam.
Existem vários túmulos nas bacias dos rios Don e Dniepre, na Crimeia, no sul da Sibéria, na região de Kuban (região da Rússia em torno do rio do mesmo nome, no Mar Negro, entre o delta do Volga e o Cáucaso – ver aqui), datando de um período que vai de meados do século IV a meados do séc. III, a. C., que atestam os ritos funerários devidos aos chefes tribais, constituídos por grandes montes de terra e pedras assentes sobre poços, no fundo dos quais eram depositados os cadáveres, juntamente com moedas e vasos gregos (povo com o qual se relacionaram e cuja arte exerceu sobre eles influência, apesar de a influência mesopotâmica nunca ter desaparecido, como mostram os túmulos dos Pasyryk, explorados pelo russo Sergei Ivanovitch Rudenko entre 1927 e 1949), jóias e placas de ouro em alto-relevo; esculturas de animais cheias de vida e movimento; espadas de punhos lavrados e vasos de madeira contendo alimentos, almofadas, tapetes, mesas, instrumentos de música (ver aqui).
Acabaram por se dispersar por acção dos Celtas (cerca de 300 a.C.) depois de vencerem os Persas e de repelirem as incursões de Alexandre Magno (em 325 a. C.). Muitos refugiaram-se na península da Crimeia e na região de Dobruja (hoje dividida entre a Bulgária e a Roménia, limitada a Oeste e a Norte pelo Danúbio, a Este pelo mar Negro, e a Sul por uma fronteira artificial, abrange uma área aproximada de 12 000 km2).

History of Civilizations of Central Asia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s