Home

38891_zoom

Um dos mais notáveis oradores de Roma, para onde foi com a família para que pudesse ter uma educação esmerada. Envergou toga aos 16 anos e serviu no exército. Estudou Direito e Filosofia com vários mestres, e também Eloquência e Retórica, em Rodes. Já dera, nessa época, provas da sua argúcia no exercício da advocacia, sendo notado pela defesa de um parricida (Pro Sexto Roscio Amerino).
Eleito questor em 75, exerceu o cargo em Marsala, na Sicília. Foi depois escolhido pelos sicilianos para acusar Gaio Licínio Verres, pretor naquela província, que os espoliara. Aquele, após vários incidentes e a demonstração da sua venalidade, retirou-se voluntariamente para o exílio para não ser humilhado. Só a Actio prima in Verrem decorreu no tribunal e é um discurso público. A segunda (Actio Secunda in Verrem) foi distribuída sob a forma de panfleto manuscrito. A violência destes discursos tornou-se proverbial e, por exemplo, a língua portuguesa incorporou os termos «verrina» e «verrinoso/a» para designar ou qualificar uma diatribe ou censura pública violenta.
Edil em 69, pretor em 66 e cônsul em 63, nunca deixou de exercer advocacia. Neste período Cícero realizou um dos seus maiores feitos como orador político ao pronunciar, no Senado, as célebres Catilinárias, fazendo condenar à morte um grupo de conspiradores chefiados por Lúcio Sérgio Catilina, facto que lhe criou grandes inimizades: em 8 de Novembro, Cícero denunciou no Senado a conjura na sua Primeira Catilinária, o que obrigou o visado a abandonar Roma; no dia seguinte, Cícero pronunciou a Segunda Catilinária, no Foro, declarando os conjurados inimigos públicos; a Terceira Catilinária, em 3 de Dezembro, apresentou as provas da conjura e informou o povo da prisão dos cúmplices de Catilina que tinham ficado na capital; a Quarta foi proferida em 5 de Dezembro, no Senado, com o fim de pedir a pena de morte para Catilina e para os seus cúmplices. Estas quatro peças – In Catilinam orationes quattuor – são a obra-prima da oratória romana.
Eleito tribuno da plebe em 58, Cícero teve uma longa carreira, marcada por intensas polémicas jurídicas e por uma constante actividade de diplomacia política. Da sua vasta obra escrita salientam-se os tratados, muitas vezes expostos de forma dialogada, sobre Oratória e Retórica, Filosofia e Moral, onde revela os seus profundos conhecimentos sobre tais matérias: De Oratore (55), De Republica (54), De Optimo Genere Oratorum (52), Brutus (46), Orator Paradoxa Stoicorum (46) entre muitas outras obras.
Depois do assassínio de César, opôs-se a Marco António pronunciando contra ele Philippicae Orationes (44 e 43). O empenhamento político activo acabou por lhe custar a vida. Cícero permaneceu longamente venerado e exerceu grande influência, reconhecível por exemplo nos padres dos primeiros tempos da Igreja.
A actividade de Cícero como orador não pode ser desligada da sua condição de estudioso da arte da palavra. Para o historiador da cultura Enzo V. Marmorale, «nenhuma eloquência foi, como a sua, mais adequada aos próprios tempos, no louvar, no acusar ou no defender-se a si próprio e aos outros. É verdade que ele muitas vezes recorre ao artifício para comover e persuadir; mas é também verdade que na maior parte dos casos a comoção e a persuasão ressaltam propriamente das palavras e da argumentação».

Arpino, 106 – Caieta, 43 a.C.

Obras de Cícero digitalizadas (Biblioteca Nacional)
Cícero traduzido para português no Século XVI, por Jorge A. Osório (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
Traduções Portuguesas do Pro-Archia de Cícero, dissertação de doutoramento de Joana Faro Serafim (Universidade de Aveiro)
Complete Works of Marcus Tullius Cicero
Peças de Oratória de Marco Túlio Cícero (Projecto Gutenberg)
Obras de Cícero (Domínio Público)
The Cicero Homepage (Universidade do Texas)
Filme baseado na figura de Cícero (falado em inglês).
Pequena biografia de Cícero em imagens.

cícero

Pro Archia de Cícero

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s