Home

38092_zoom

O seu verdadeiro nome era Betty Joan Perske e começou na Broadway ao mesmo tempo que era modelo fotográfico. Em 1944, Howard Hawks utilizou-a como par de Humphrey Bogart – com que viria a casar no ano seguinte – em To Have or Have Not, baseado num livro de Ernest Hemingway. Fizeram juntos diversas películas míticas: The Big Sleep/ À Beira do Abismo (1946, de Hawks; baseado na obra homónima de Raymond Chandler, um dos guionistas foi William Faulkner); Dark Passage/ O Prisioneiro do Passado (1947, de Delmer Daves); Key Largo/ Paixões em Fúria (1948, de John Huston).
Carismática, desafiadora, insinuante, de olhar especialmente malicioso contracenou com Kirk Douglas e Doris Day em Young Man with a Horn/ Duas mulheres, dois destinos (1950, de Michael Curtiz), com Marylin Monroe e Betty Grable em How to Marry a Millionaire (1953, de Jean Negulesco), com Richard Wydmark, Charles Boyer, Gloria Grahame e Lillian Gish em The Cobweb/ Paixões sem freio (1955, de Vincente Minnelli), com John Wayne em Blood Alley/ Aldeia em Fuga (1955, de William A. Wellman), com Rock Hudson e Robert Stack em Written on the Wind/ Escrito no Vento (1956, de Douglas Sirk), com Gregory Peck em Designing Woman/ A Mulher Modelo (1957, de Vincente Minnelli), com Kenneth More em The North West Frontier/ Sangue sobre a Índia (1959, de J. Lee Thompson), com Tony Curtis, Natalie Wood, Henry Fonda e Mel Ferrer em Sex and The Single Girl/ A Solteira e o Atrevido (1964, de Richard Quine), com Paul Newman, Julie Harris e Janet Leigh em Harper (1966, de Jack Smight), com Albert Finney e muitos outros actores famosos do elenco de Um Crime no Expresso do Oriente (1974, de Sidney Lumet), com John Wayne, Ron Howard e James Stewart em The Shootist/ O Atirador (1976, de Don Siegel), com Carol Burnett, Glenda Jackson e James Garner em Health (1980, de Robert Altman), com Garner e Maureen Stapleton em The Fan/ O Admirador (1981, de Ed Bianchi), com Peter Ustinov em Appointment with Death/ Morte Entre as Ruínas (1988, de MIchael Winner), com Anthony Edwards, Robert Mitchum e Harry Dean Stanton em Mr. North (1988, de Danny Huston), com James Caan em Misery (1990, de Rob Reiner), com Barbra Streisand e Jeff Bridges em The Mirror Has Two Faces/ As Duas Faces do Espelho (1996, de Barbra Streisand – Globo de Ouro para Melhor Actriz Secundária), com Jack Lemmon, Garner e James Ayckroyd em My Fellow Americans (1996, de Peter Segal), com Alain Delon em Le Jour et la nuit (1997, de Bernard-Henri Lévy), com Dennis Hopper em The Venice Project (1999, de Robert Dornhelm), com Nicole Kidman em Dogville (2003, de Lars von Trier) e Birth/ O Mistério (2004, de Jonathan Glazer), com Woody Harrelson e Kristin Scott Thomas em The Walker/ O Acompanhante (2007, de Paul Schrader). No momento da morte, encabeçava o elenco de Trouble Is My Business de Tom Konkle.
Em 2012 foi distinguida com um Óscar Honorário.

Nova Iorque, 1924 – 2014

 

Slim: You know Steve, you’re not very hard to figure, only at times. Sometimes I know exactly what you’re going to say. Most of the time. The other times… the other times, you’re just a stinker.
(…)

[Slim kisses Steve]
Steve: What did you do that for?
Slim: I’ve been wondering if I’d like it.
Steve: What’s the decision?
Slim: I don’t know yet.
[They kiss again]
Slim: It’s even better when you help.
(…)

Slim: You know you don’t have to act with me, Steve. You don’t have to say anything, and you don’t have to do anything. Not a thing. Oh, maybe just whistle. You know how to whistle, don’t you, Steve? You just put your lips together and… blow.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s